Ir para o conteúdo ↓
map

UWC Mostar

Mostar, Bósnia e Herzegovina

200 Alunos
Idades 16 - 19 anos

Fundação

2006

3 March 2017

Sediado em Mostar, uma cidade que se tornou emblemática da amargura e das divisões da guerra na Bósnia e Herzegovina e países vizinhos na década de 1990, o UWC in Mostar é o único colégio UWC num país em contexto de pós-conflito. Tem como objetivo "dotar as próximas gerações de jovens na Bósnia e Herzegovina com o conhecimento, habilidades, qualidades de liderança e valores internacionais, necessários para eliminar as divisões étnicas ainda existentes, e trazer o país ao século XXI"

3 características únicas:

  • O UWC Mostar é o primeiro UWC com o objetivo explícito de contribuir para a reconstrução de uma sociedade em situação de pós-conflito - O colégio educa os alunos a conhecer e apreciar as suas diferenças, ao mesmo tempo que promove a igualdade, tolerância e pensamento crítico.
  • Comunidade local - A interação dos alunos com a comunidade local é a essência do UWC Mostar. Anualmente, estudantes e funcionários organizam projetos e eventos abertos para a comunidade de Mostar. 
  • Fundação Education in Action - O UWC Mostar foi criado pela Fundação “Educação em Ação”, que pretende tornar-se um ponto de referência para a reforma educacional no país e proporcionar a professores formação de alta qualidade com um foco específico na avaliação externa objetiva, inovações curriculares e métodos de aprendizagem inovadores.
     
Na sala de aula 

O UWC Mostar oferece o currículo International Baccalaureate Diploma Program (IBDP). Para além das disciplinas normalmente oferecidas por este programa, o colégio oferece também Literatura Bósnia, Literatura Croata, Antropologia, Economia, Sistemas Ambientais & Sociedade, Artes Visuais.

Fora da sala de aula 

O UWC Mostar é um parceiro frequente em quase todos os principais eventos que acontecem na cidade de Mostar. Um deles é o Festival das Artes de Rua, envolvendo jovens de todas a cidade numa aventura artística e cooperativa que visa recuperar os espaços públicos que ainda estão marcados pela guerra. O festival anual de rua é talvez a prova mais pública e demonstrativa do papel do Colégio na revitalização da vida urbana de Mostar. Esta iniciativa une assim os talentos dos jovens de todas as comunidades nesta cidade ainda dividida.

O UWC Mostar foi também pioneiro no conceito do Model United Nations (MUN) não só na cidade como em todo o país. O colégio organiza ainda o Festival de Arte de Inverno, em que os alunos  exibem os seus talentos em vários espaços públicos por toda a cidade.

Desde 2010, o Colégio representa a Bósnia e Herzegovina no FIRST Robotics Competition, dedicado a ajudar os jovens a descobrir e desenvolver a paixão pela ciência, engenharia, tecnologia e matemática, ganhando inúmeros prémios.

Cursos UWC 

O UWC Mostar organiza o Curso UWC "Waves for Change" para estudantes da Bósnia e Herzegovina e outros países. O curso convida os participantes a discutir mudanças sociais e movimentos não-violentos com ativistas locais e internacionais.

Campus e Instalações 

A diversidade das culturas e a riqueza dos costumes no UWC Mostar são mais visíveis nas residências, sendo que as casas estão no oeste e leste da cidade. O prédio da escola está localizado no centro da cidade e partilha as suas instalações com o Mostar Gimnazija (escola local), incluindo laboratórios de ciência, uma biblioteca espaçosa e cheia de luz no sótão e uma grande sala de reuniões. As instalações desportivas interiores e exteriores do do colégio incluem ginásio, campo de futebol e handebol, campo de voleibol, pista de corrida e de salto em comprimento. A cantina do Colégio está perto dos edifícios académicos, enquanto os Estúdios de Artes Visuais e Artes do Teatro, bem como o Salão de Música estão localizados em Musala, uma das residências estudantis.

Contexto Geográfico 

O UWC Mostar está localizado na cidade de Mostar, no sul da Bósnia e Herzegovina, cujo clima ameno a torna um popular destino turístico. A localização geográfica é vantajosa, estando próximo da Croácia e do Montenegro. O UWC Mostar é o único UWC na Europa do leste. 

Inscrições 

As candidaturas realizam-se através do comité nacional UWC relevante. Em circunstâncias especiais, poderão ser efetuadas candidaturas diretamente ao UWC Mostar. Nomeadamente, no caso de:

  • Inexistência de comité nacional UWC no país;
  • Nacionais da Bósnia e Herzegovina que voltaram para o país depois de terem passado grande parte das suas vidas no estrangeiro;
  • Estrangeiros sem possibilidades para participar noutra escola internacional na Bósnia e Herzegovina.

You have not allowed cookies and this content may contain cookies.

If you would like to view this content please

Contactos


United World College in Mostar
Španski trg 1
88000 Mostar, Bosnia and Herzegovina

18 Colégios
no mundo