Ir para o conteúdo ↓
map

UWC Adriatic

Duino, Itália

182 Alunos
Idades 16-19 anos

Fundação

1982

3 March 2017

A zona a norte de Trieste viveu de perto a violência na época da Primeira Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial trouxe ainda mais divisões políticas e étnicas a esta parte da Europa - um local de encontro de culturas germânicas, latinas e eslavas. Ao entrar nesta arena de complexidade étnica e histórica, o UWC Adriatic abraçou um papel educativo altamente carregado de significado político e entrou num mundo de extraordinária diversidade cultural. Por estas razões, o governo regional de Friuli Venezia Giulia e o Ministério dos Negócios Estrangeiros apoiaram o projeto desde o início e continuam a ser dos principais patrocinadores do Colégio.

3 características únicas

  • Experiência italiana - Os alunos têm uma educação UWC enquanto são continuamente expostos à riqueza e diversidade cultural de Itália. O Colégio beneficia do facto de se encontrar numa encruzilhada política, cultural e geográfica no coração da Europa.
  • Música - A música desempenha um papel importante no UWC Adriatic graças à presença de uma academia de música (ICMA) que visa explorar toda a gama de géneros e estilos musicais do mundo inteiro.
  • Uma vila, não um campus - O UWC Adriatic não se limita ao seu próprio campus. As suas residências, edifícios académicos, laboratórios, etc,. estão espalhados por toda a vila. Os alunos integram-se nas comunidades locais e circundantes através da sua vida diária e serviços comunitários semanais.
Na sala de aula 

O UWC Adriatic oferece  International Baccalaureate Diploma Program (IBDP). Para além das disciplinas normais, o Colégio oferece também árabe, esloveno, sérvio, croata e bósnio, Artes & Culturas Mundiais, Sistemas Ambientais & Sociedade, e Arte. Além disso, espera-se que todos os alunos estudem italiano, embora não tenha que ser uma disciplina de exame do currículo do IBDP, podendo receber-se um certificado por separado.

Fora da sala de aula  

O UWC Adriatic coloca uma ênfase especial na componente do serviço comunitário do seu programa de “Criatividade, Atividade e Serviço” (CAS). Estando fisicamente integrado na comunidade local, o Colégio mantém relações de colaboração de longa data com muitas associações que lideram atividades de voluntariado numa ampla gama de áreas.

As atividades de serviço comunitário incluem: trabalhar com crianças italianas e eslovenas através da arte, ensinar inglês e outras atividades nas escolas primárias locais; apresentações multiculturais para oferecer uma experiência multicultural aos alunos das escolas primárias locais através de uma série de atividades destinadas a combater o preconceito e o racismo; assistência a pessoas portadoras de deficiências mentais ou físicas; trabalho com refugiados, fazer companhia aos idosos ou outras pessoas que estão confinadas às suas casas; visitar idosos em instituições locais; curso de Primeiros Socorros - Serviço de Ambulâncias (com operadores locais da Cruz Vermelha); realização de concertos musicais em hospitais e instituições para idosos e doentes; visitar pessoas com esclerose múltipla; atividades desportivas e teatrais com pessoas portadoras de deficiência; divulgação científica para crianças e adultos; oferecer aulas de conversação em inglês para a comunidade local; visitar os residentes de um hospício local.

As atividades criativas incluem: Adriatic Times (blog), Cerâmica, Xadrez, Escrita criativa e Apreciação Literária, Grupo de Estudo de Assuntos Atuais, Clube de Debate, Decoupage & Miscelânia, Desenho, Exploração de Culturas através do Cinema, MUN, Atividades Musicais (Coro, Coro de Madrigal, Aulas de Piano, Cursos Individuais, Cursos de Compreensão, Composição Musical, Aulas Instrumentais, Ensembles, Musicais), Fotografia, Robótica, Revista de Filosofia, TEDx UWC Adriático, Teatro, Anuário, WEB 2.0.

O UWC Adriatic faz uso da sua vila costeira situada nas terras altas cársicas de Trieste e nas imediações dos Alpes para oferecer aos seus alunos uma variedade de atividades ao ar livre. A gama de opções atualmente disponíveis são as seguintes: Aeróbica, Badminton, Treino de Circuito, Escalada, Dança Contemporânea, Corrida de Cross Country, Caminhadas, Caiaque, Artes Marciais Misturadas, Orientação, Vela, Futebol, Natação, Ténis, Ultimate Frisbee e Yoga.

Campus e Instalações 

O UWC Adriatic tem residências e instalações espalhadas pela aldeia de Duino. Sete residências acolhem os alunos. O colégio é constituído por outras instalações, tais como: Mensa (a cantina), Edifício Académico, Centro de Arte, Laboratórios de Ciência, Biblioteca, Centro Médico, Auditório e ICMA - Academia Internacional de Música Comunitária.

Contexto Geográfico 

Duino, uma encantadora vila à beira-mar, a meia hora de Trieste, é um local tranquilo que oferece um ambiente protegido propício a um estilo de vida saudável. Veneza encontra-se próxima e a fronteira com a Eslovénia fica a poucos quilómetros de distância.

Inscrições  

Os alunos interessados podem candidatar-se através do UWC Global Selection Programme ou através do comité nacional UWC do seu país. Para mais informações, sobre o UWC Adriatic visite o website.

 

 

You have not allowed cookies and this content may contain cookies.

If you would like to view this content please

 

 

Contactos


Collegio del Mondo Unito dell’Adriatico O.N.L.U.S.
Via Trieste, 29 – 34011
Duino Aurisina (TS), Italy

18 Colégios
no mundo