Ir para o conteúdo ↓

O que são os UWC?

Os UWC (United World Colleges) constituem um movimento educacional global que faz da educação uma força para unir pessoas, nações e culturas, em prol da paz e de um futuro sustentável.   

 

You have not allowed cookies and this content may contain cookies.

If you would like to view this content please

 

Na base do espírito UWC está a convicção de que a educação pode reunir jovens de todas as origens com base na sua humanidade partilhada, para se comprometerem com a possibilidade de levar a cabo transformações sociais através de ações concretas e ousadas, do exemplo pessoal e da liderança altruísta. Para o conseguir, os colégios e escolas UWC por esse mundo fora proporcionam uma experiência educacional estimulante e transformadora a um grupo deliberadamente diversificado de jovens, inspirando-os a tornar-se agentes de mudanças positivas, em sintonia com os valores que fundamentam os UWC:

  • Compreensão internacional e intercultural
  • Celebração da diferença
  • Responsabilidade e integridade pessoais
  • Responsabilidade e respeito mútuos
  • Compaixão e serviço
  • Respeito pelo ambiente
  • Sentido de idealismo
  • Desafio pessoal
  • Ação e exemplo pessoal

Atualmente, os UWC têm 18 colégios e escolas em 4 continentes, a maioria dos quais centrados exclusivamente na faixa etária dos 16 aos 19 anos: uma altura em que a energia e o idealismo dos jovens podem ser orientados para a empatia, a responsabilidade e a ação ao longo da vida. Como currículo formal, nestes colégios ensina-se e obtém-se o Diploma do International Baccalaureate (IB), ou Bacharelato Internacional, qualificação em cujo desenvolvimento os UWC desempenharam um papel fundamental e que privilegia a importância da aprendizagem através da experiência, do serviço comunitário e das atividades ao ar livre. As escolas UWC, distintas dos colégios UWC, admitem também alunos com idades entre os 18 meses a 15 anos. Os UWC Maastricht, UWC South East Asia, UWC Thailand e Waterford Kamhlaba UWC of Southern Africa todos têm alunos mais jovens nos seus campus, sendo assim ensinados através de uma série de currículos.

Os alunos dos colégios UWC são selecionados a nível nacional, em mais de 155 países através do sistema de comités nacionais dos UWC, único no seu género. A seleção tem por base as potencialidades e os aspetos promissores demonstrados. De acordo com os princípios UWC segundo os quais a educação deve ser independente dos meios socioeconómicos do aluno, 70% dos alunos que frequentam o IB recebem, nesses anos, apoio financeiro total ou parcial, consoante as suas necessidades.

Os UWC também organizam programas educacionais de menor duração – ministrados nos campus dos seus dezassete colégios e escolas ou noutros locais -, aumentando assim o número de pessoas que pode ter acesso a uma experiência educacional UWC.

Os UWC promovem um compromisso ao longo da vida com a responsabilidade social e, até hoje, inspiraram uma rede mundial de mais de 60.000 ex-alunos, que acreditam ser possível agir e fazer a diferença a nível local, nacional e internacional.