Waterford Kamhlaba UWC
Mbabane, Eswatini
600 Alunos
Idades 11 a 18 anoos
1963
O Waterford Kamhlaba UWC of Southern Africa foi fundado em 1963 em resposta aos sistemas educativos separados e desiguais da África do Sul. A propriedade em que a Escola está situada era originalmente uma fazenda chamada "Waterford Park Estate". Quando Sua Majestade o Rei Sobhuza II, o ex-Ngwenyama da Suazilândia, visitou a escola em 1967, deu-lhe o nome de "Kamhlaba", que se refere a como sendo "do mundo" - ou seja, um mundo em miniatura - e “da terra", sem distinções de raça ou religião. Em contraste com todos os outros colégios UWC, o ano letivo em Waterford Kamhlaba decorre entre Janeiro e Novembro.
3 características únicas:
- Relações estreitas com fomentadores de mudança locais - A Escola, através do serviço comunitário, tem fortes relações com organizações locais que trabalham, por exemplo, no campo de refugiados e nos pontos de atendimento da vizinhança (centros de apoio à infância).
- Waterford Kamhlaba era o primeiro UWC em África - que lhe conferiu uma posição única como embaixador dos ideais e da missão dos UWC no continente, tendo educado um grupo grande de fomentadores de mudança africanos desde o seu início.
- Primeira escola multirracial no sul do Continente Africano - A escola foi fundada como uma resposta direta ao sistema de apartheid sul-africano, que impunha a segregação racial e portanto não permitia a existência de escolas multirraciais. Abraçar e celebrar a diversidade, africana e não só, é algo profundamente enraizado na natureza de Waterford Kamhlaba e continua a estar no centro dos seus valores atuais.
Na sala de aula
O Waterford Kamhlaba disponibiliza três tipos de programas pedagógicos:
- 2º ciclo, do 5º ao 7º ano (11-14 anos de idade);
- o University of Cambridge International General Certificate of Secondary Education (IGCSE) equivalente ao 3º ciclo, composto pelo 7º, 8º e 9º ano (14-16 anos);
- o International Baccalaureate Diploma Program (IBDP), na escola secundária (16-20 anos de idade).
Os alunos do 3º ciclo não têm admissão directa ao Programa do IB, tendo assim de passar por um processo de candidatura.
Para o currículo do IB, a escola oferece para além das disciplinas normalmente oferecidas por este programa, SiSwati, Francês, Espanhol, Antropologia, Psicologia, Gestão de Empresas, Música e Teatro.
Fora da sala de aula
O Waterford Kamhlaba oferece uma grande variedade de atividades desportivas, incluindo atletismo, badminton, basquetebol, críquete, hóquei, netball, rugby, futebol, softball, squash, natação, voleibol e ténis. Outras atividades recreativas incluem campismo, escalada, equitação, caiaque, bem como corrida de estrada e fora de estrada. Os estudantes e funcionários gerem também uma variedade de clubes de artes (incluindo clubes de teatro e música). Desde 1979, o compromisso com o serviço comunitário também tem sido formalmente reconhecido como parte essencial da política, organização e vida da escola. Um compromisso regular de duas horas por semana para um projeto de serviço é exigido a todos os alunos do Programa do IB. Os projetos normalmente variam entre o envolvimento com o hospital local, trabalho com crianças deficientes em escolas locais e infantários assim como atividades de consciencialização ambiental como a reciclagem.
Campus e Instalações
A residência Ekukhuleni (o lugar do crescimento) alberga até 80 alunos dos três tipos de programas direcionados aos mais jovens (Form 1,2, e 3). A residência Esiveni (o lugar das pessoas da nação) alberga até 110 alunos dos programas direcionados aos alunos mais velhos (Form 4 e 5) e a residência Elangeni (o lugar do sol nascente) alberga, respetivamente, até 130 e 68 alunos do International Baccalaureate Diploma Program em quartos individuais e partilhados. As residências incluem alas diferentes para rapazes e raparigas, uma sala comum, um centro de informática, biblioteca, sala de televisão e cozinha. Há sempre dois tutores (um homem e uma mulher) responsáveis em cada uma das residências. O campus tem ainda instalações excecionais para a prática de atividades desportivas, artísticas e para a aprendizagem no geral.
Contexto Geográfico
O Waterford Kamhlaba está situado no topo de uma montanha, em Sidwashini, a cerca de 10-15 minutos de carro da capital da Suazilândia, Mbabane. O campus veste-se de uma mistura de flora e fauna indígenas incríveis. Os trilhos para caminhadas até ao pico da escola oferecem uma vista incrível da paisagem pitoresca da Suazilândia.
Inscrições
Há três formas de candidatura para o Waterford Kamhlaba:
- candidatura direta à escola
- através de um comité nacional UWC
- através de um concurso interno para os alunos que frequentam actualmente o 3º ciclo (Form 5 IGCSE), a progressão do Form 5 para o IBDP não é automática
Para mais informações, visite o website.
Contactos
Waterford Kamhlaba UWCSA
P.O. Box 52
Mbabane H100, Swaziland