Ir para o conteúdo ↓

Fim de Semana de Actividades

A segunda fase do processo de selecção será realizada integralmente online e o fim-de-semana de actividades ocorrerá em Janeiro de 2024. Durante a avaliação, os candidatos pré-seleccionados se encontrarão e serão convidados a participar de várias actividades em grupo, discussões e jogos, juntamente com uma entrevista individual com vários avaliadores do UWC Moçambique.

Sabemos que essa pode ser a primeira experiência de muitos candidatos em serem entrevistados ou participarem de actividades em grupo que serão avaliadas, e pode ser assustador. No entanto, a avaliação é, na verdade, muito divertida. Terá a oportunidade de conhecer jovens de todo o país e passará algum tempo discutindo assuntos actuais e explorando uma série de tópicos interessantes com ex-alunos e pais dos UWC.

Os candidatos devem participar do fim-de-semana de actividades para prosseguirem com a sua candidatura.

O que acontece durante o fim-de-semana de actividades? 

Seja online ou presencial, passará algum tempo conhecendo outros candidatos e a nossa equipe de selecção. 

Actividades em grupo

No dia, será guiado por uma série de discussões, jogos e actividades, para que possamos conhecê-lo melhor. Terá debates, resolução de problemas e exploração de algumas questões actuais, e terá muitas oportunidades para conversar come ex-alunos sobre os seus interesses e experiências.

Essas actividades visam estimular uma discussão animada entre si e os seus colegas candidatos. Como parte da avaliação do grupo, será solicitado que faça uma apresentação sobre um tópico que lhe será atribuído com antecedência.

Entrevista Individual

Cada candidato terá uma entrevista com membros da nossa equipe de selecção. Faremos perguntas sobre sua candidatura, seus interesses e o que espera obter com uma experiência do UWC. Pode ser uma experiência desafiadora; no entanto, os avaliadores são todos muito amigáveis e desejam apenas que relaxe e se divirta.

O que os avaliadores procuram

Cada uma das nossas escolas e colégios tem o seu próprio carácter e identidade distintos, influenciados pelo país anfitrião, contexto específico, cultura e comunidade. O que torna cada uma delas um UWC é um corpo estudantil deliberadamente diversificado, com estudantes de todo o mundo, trazendo experiências muito diferentes para aprenderem e conviverem juntos - e sua missão conjunta de tornar a educação uma força para a paz e a sustentabilidade.

Todos os anos, procuramos candidatos que tragam o seguinte para se juntarem às nossas escolas:

  • Curiosidade intelectual e motivação: Um desejo genuíno de aprender sobre o mundo ao seu redor. A capacidade de reconhecer os pormenores e compreender a amplitude das questões (como preocupações globais e locais) envolvidas em qualquer tópico e de as analisá-las de forma minuciosa.
  • Compromisso activo: A capacidade de se desenvolver e a disposição para reflectir, questionar e confrontar os seus próprios valores, medir o seu comportamento no seio da família e da comunidade em relação aos seus próprios valores, e para agir em conformidade e de forma responsável sobre as suas próprias crenças.
  • Competência social: A capacidade e prontidão para estabelecer contacto com outras pessoas, interagir respeitosamente com elas, trabalhar em equipe e alcançar soluções; a capacidade de se expressar adequadamente em diferentes situações e a diferentes pessoas.
  • Resiliência, responsabilidade pessoal e integridade: A capacidade de cuidar de si próprio fisicamente e emocionalmente durante a experiência desafiadora e transformadora que uma educação do UWC oferece; a motivação pessoal para aderir aos princípios morais e éticos comuns do UWC, um senso de humildade e a habilidade de ouvir e valorizar a opinião e experiência de outra pessoa.
  • Motivação para a UWC: Paixão, capacidade, e sério incentivo para contribuir e promover activamente os valores do UWC.

Como se preparar para o fim-de-semana de actividades

Se for seleccionado para a avaliação final, receberá muita informação sobre como se preparar. Terá de pensar em um tópico para a sua apresentação, e pode ser uma boa ideia ler jornais ou acompanhar as notícias para se atualizar sobre assuntos actuais. Também recomendamos que tenha uma boa ideia de por que deseja se candidatar à UWC e sobre o que acredita que pode trazer para o movimento.